A Tecnologia conversando com o Direito
Entenda como as novas tecnologias podem influenciar as
relações sociais e suas repercussões no âmbito jurídico
Entenda porque a RS Advocacia & Consultoria se preocupa
com as novas tecnologia no âmbito do direito
Os fatos da vida sempre foram mais ligeiros do que a legislação. Quando a norma jurídica chega, aquela situação que ela pretendia regular, na maioria dos casos, já se encontra superada pelos naturais avanços da sociedade, tanto nos usos e costumes quanto na forma de produzir bens e serviços.
E, assim, ao longo do tempo, o Direito, através dos seus operadores, advogados e consultores, foi conversando com os empreendedores, ora sugerindo a aplicação daquilo que já estava posto, ora propondo soluções jurídicas inovadoras, criando, desta forma, ambientes onde o risco pudesse ser minimamente avaliado, facilitando o processo de tomada de decisão.
A partir do surgimento da internet, esse natural delay temporal entre a legislação e os fatos da vida que ela pretende regular tem se tornado cada vez maior. Ao lado disso, a escalada tecnológica vivenciada nos últimos anos trouxe para o mundo dos negócios a possibilidade de olhares mais precisos, cirúrgicos. O processo de tomada de decisão exigido hoje em dia deve levar em consideração métricas que antes eram inalcançáveis, que facilitam o direcionamento das ações empresariais.
Nesse novo cenário, onde toda e qualquer atividade empresarial próspera, sem exceção, relaciona-se diretamente com tecnologia e inovação, já não basta aos operadores do Direito conversarem com o seu público sobre legislação apenas. Também não basta exercer uma atividade criativa que não leve em conta o grau tecnológico que alcançamos e todas as nuances nas relações entre pessoas e empresas.
Nesse portal, exploremos a interface da tecnologia com o Direito, notadamente através do enfoque empresarial, mostrando os seus impactos e apontando caminhos possíveis num mundo que se movimenta numa velocidade alucinante.
Apertem os cintos e sejam bem-vindos!
Confira os artigos mais recentes em nosso Portal Jurídico...