Buscar

Estados Unidos planejam Internet Quântica





O governo dos Estados Unidos está se unindo à Universidade de Chicago para desenvolver uma internet quântica em todo o país.


A rede, que funcionaria paralelamente à Internet atual, poderia ser usada para enviar com segurança informações e dados financeiros confidenciais referentes a questões de segurança nacional. Se tudo correr como planejado, esta rede funcional poderá estar em atividade daqui a dez anos.


"Estamos avançando na construção de redes quânticas [para] algum dia ela se transformar em uma segunda internet completa; uma internet paralela à internet digital”, disse Paul Dabbar, subsecretário de Ciência do Departamento de Energia (DOE).


Na internet de hoje temos a transmissão de informações com os dados codificados em partículas de luz chamadas fótons. Esses, por sua vez são executados ao longo de cabos de fibra ótica no subsolo e através de tecnologias e satélites de comunicação sem fio. Através da internet quântica, essa transmissão de dados ocorrerá usando fótons emaranhados.


Fótons emaranhados estão ligados entre si, apesar de separados por distância. Qualquer tentativa dos hackers de interceptar dados codificados em fótons emaranhados enquanto estão sendo transmitidos perturbaria a partícula de luz e quebraria esse link. Como resultado, os dados interceptados, por exemplo uma imagem, apareceriam embaralhados para o hacker e o destinatário.


Um grupo com aproximadamente de 50 organizações lideradas pelo DOE e pela Universidade de Chicago foi formado para dar vida ao projeto. Em uma entrevista coletiva, foi anunciado que 17 Laboratórios Nacionais do DOE servirão como a espinha dorsal da próxima Internet quântica.


Em fevereiro deste ano, cientistas do Laboratório Nacional Argonne do DOE, em Lemont, Illinois, e da Universidade de Chicago, estabeleceram com sucesso uma das mais longas redes quânticas terrestres do país. Eles conseguiram entrelaçar fótons através de um "loop quântico" criando uma rede que em breve será conectada ao Fermilab do DOE (em Batavia, Illinois), para criar uma plataforma de teste de três nós (80 milhas).


O financiamento para o projeto tem um orçamento de US $ 1,275 bilhão que será alocado como parte da Iniciativa Nacional Quantum do presidente Donald Trump. Essa iniciativa veio em 2018 por conta da “Lei Nacional de Iniciativa Quântica”, que traz como do plano dos Estados Unidos o avanço da tecnologia quântica, particularmente a computação quântica.


Fonte: https://www.infosecurity-magazine.com/news/us-plans-quantum-internet/


  • Tradução Livre

CAP-YOUTUBE-RS-ADVOCACIA-[Recuperado].pn
  • LinkedIn RS Adv
  • Facebook RS ADV
  • Instagram RS Adv

Portal de Notícias 

Deixe seu e-mail para receber nossas notícias em tempo real! 

  • 3
  • Facebook RS ADV
  • Instagram RS Adv